sábado, 17 de julho de 2010

Montréal, Québec - Canada

Muita gente viaja até os Estados Unidos da América e nao se dá conta que um pouco mais acima tem um dos países mais encantadores da Terra. Nao, nao é exagero. Tudo bem, pode ser uma opiniao subjetiva, mas é a mesma opiniao que muitos dos que visitaram ou vivem nessa terra maravilhosa chamada Canadá também compartilham.

A primeira vez que estive no Canadá foi em 1997 e posso dizer que foi amor à primeira vista. Para quem vive no Brasil, visitar e conhecer um país onde as coisas funcionam de verdade é uma experiência fantástica. Aliado a isso tem a sua exuberante beleza natural. Entao, como nao se apaixonar pelo Canadá? :)

Vamos aproveitar agora para falar um pouco sobre Montréal, a maior cidade da província do Québec (a capital é a cidade de Québec) com cerca de 3.5 milhoes de habitantes. Fundado e colonizado inicialmente por franceses, o Québec passou para o domínio da coroa britânica integrando o que era conhecido como Província do Canadá. Depois que se tornou um país, a província se dividiu em Ontário e Québec e a eles se juntaram outras províncias até ter a forma e a dimensao atual do Canadá.

Bem, deixando a história de lado, Montréal é uma das cidades mais charmosas que já conhecemos. Um lugar onde você consegue ver lado a lado a forte influência colonizadora francesa, o avanço da cultura anglófona, um certo charme europeu e ao mesmo tempo a modernidade das cidades da América do Norte.

Para quem vem do Brasil, para chegar em Montréal você tem a opçao de vir pela Air Canada com conexao em Toronto ou via EUA com conexao em New York, Chicago, Washington, Miami, Atlanta etc. Existe ainda uma opçao mais recente que é via Cidade do México por uma das duas companhias mexicanas que fazem a rota: Aeromexico ou Mexicana. Se a diferença de preço nao for absurda (acredite, geralmente ela é!), a melhor opçao é vir por Toronto, assim você evita o tradicional transtorno de passar pelos EUA.

Chegando no aeroporto de Montréal, se você é descolado e independente a melhor opçao é o ônibus número 747. É uma linha expressa que liga o aeroporto ao centro e a algumas estaçoes de metrô. Custa apenas 7 CAD e te dá acesso ao sistema de metrô. Detalhe é que você paga diretamente no ônibus e tem que ser em moedas, eles nao aceitam notas e nem tem troco.

Se você nao é tao independente assim ou tem muita coisa para levar em um ônibus, pegue um táxi mesmo. A viagem até o centro vai te custar em torno de 30 a 40 CAD.

Sobre hospedagem, Montréal tem uma ampla rede de acolhimento para todos os tipos e gostos desde os baratos albergues até hotéis de extremo luxo. Cabe a você decidir o seu orçamento. A maioria fica bem localizada e nós insistimos para que você use o sistema de transporte público da cidade, afinal de contas nao é caro como os táxis e te leva para onde você quiser.
A passagem de metrô/ônibus custa 2.75 CAD e você pode fazer uma conexao com o mesmo bilhete dentro de um prazo de 2 horas. Mas atençao, você nao pode ir e voltar com o mesmo bilhete. Se você começa no metrô você pode fazer conexao com ônibus e vice-versa.

Outra opçao sao os passes de um dia ou de 3 dias de validade. Existem ainda o semanal e até mesmo o mensal. Depende de quanto tempo você vai passar na cidade.

Agora, vamos ao que interessa: o que ver e fazer em Montréal?!
Vamos sugerir atraçoes tranquilas e que você pode ver em 2 dias de passeio.

Uma das atraçoes imperdíveis de Montréal é a regiao da cidade e do porto antigos, chamados de Vieux Montréal e Vieux Port, respectivamente. Foi lá que a cidade começou e existem prédios e monumentos históricos. Um dos pontos de interesse é o Marché Bonsecours, com várias opçoes de moda, artesanato e curiosidades.
Ali pertinho, aproveite para passear pelo Vieux Port com suas passarelas próximas ao rio Sao Lourenço e com vistas que valem à pena.
Como se nao bastassem os encantos naturais, é nessa mesmíssima regiao que fica o internacionalmente famoso Cirque du Soleil. Quem nunca ouviu falar dele? :)









Uma boa opçao para quem está nessa parte da cidade sao os passeios de barco pelo rio. Existem várias empresas que exploram esse mercado e com várias opçoes: tem os mais comportados, estilo passeio pelo rio Sena de Paris; existem os mais aventureiros com direito a um verdadeiro banho d'água durante as manobras e existem ainda a escola de vela e uma balsa que faz a ligaçao para o outro lado do rio.

Se você gosta de parques, Montréal é o lugar certo. Existem dezenas, talvez centenas deles em Montréal. Cada um mais bacana que o outro e com atraçoes diferentes. Um dos mais famosos e conhecidos é o Parc Jean Drapeau, onde ficam a Biosphère, o parque de atraçoes La Ronde e de quebra o circuito Gilles Villeneuve, onde é realizado anualmente o GP de Formula 1 de Montréal. O Jean Drapeau ainda tem praia, bosque e uma infinidade de atraçoes. Nao perca, realmente vale à pena. A maneira mais fácil de chegar lá é pegando a linha amarela do metrô até a estaçao Jean Drapeau.













Outro parque imperdível é o Parc Mont Royal, que tem esse nome por causa do monte que deu nome á cidade, o Mont Royal. Dá para chegar de ônibus também. Tem várias trilhas e uma imensa área verde para desfrutar da sua beleza e tranquilidade. O Lago dos Castores, bem, duvidamos que ainda tenham castores. :) Mas é bonito e vale à pena conhecer. Ainda no Parc Mont Royal têm dois mirantes, de onde você pode ver a cidade quase totalmente e do alto. Imperdível.






Existem ainda outros parques como o Maisonneuve, Lafontaine etc mas você nao veio até aqui apenas para ver parques, nao é verdade? :)

Para conhecer um pouco da agitaçao da cidade, o lugar certo é a av. Ste. Catherine, que fica bem no centrao da cidade mesmo. Acessível pelas estaçoes de metro Peel, McGill, Guy-Concordia e outras, a Ste. Catherine esbanja em beleza e modernidade, com praticamente todas as principais grifes e marcas famosas. Além disso tem a cidade subterrânea, que na verdade sao imensas galerias e shopping centers que se comunicam pelo subsolo, evitando que as pessoas precisem se expor ao frio durante o inverno.

Nao esquecendo da gastronomia, aqui você consegue encontrar de todo tipo de culinária que pense. Desde a tradicional comida rápida e lanchinhos até as mais escondidas e saborosas cozinhas asiáticas, européias e africanas. Depende do que você quer.

Um prato típico do Québec é a famosa poutine, que na verdade é uma generosa porçao de batatas fritas cobertas com um molho um pouco viscoso e queijo, podendo vir ainda com salsicha, carne defumanda, frango, peru etc.

Agora, para quem gosta de sanduíches, nao pode perder o delicioso sanduíche da tradicional casa de carnes defumadas chamada Schwartz. Faz parte da identidade de Montréal e você pode escolher entre os sanduíches de frango defumado, peru defumado, salsicha defumada ou o imperdível sanduíche de carne defumada. É grande e vale uma refeiçao. Simplesmente um dos melhores sanduíches que já comemos na vida. E nao custa caro: um casal come bem por cerca de 15 a 20 CAD.

E Montréal ainda tem muito mais a oferecer, como o Festival Internacional de Jazz de Montréal, o famoso festival de comédia Just for Laughs e por aí vai. Mas todos sao oferecidos durante o verao, quando a cidade ganha um ar especial e parece realmente pulsar junto com seus habitantes.

Depois de conhecer Montréal, duvidamos que você nao se apaixone também. :)
Boa viagem!

Abraços,
Alessander e Marcela

9 comentários:

  1. Adorei o comentário no post de Praga! A cidade realmente é sensacional! E o Canadá... até alguns anos atrás, eu não tinha tanta vontade de conhecer o país, mas hoje acho que até moraria aí!!!!! As fotos estão lindas, quase não existe violência, a grande maioria do povo tem um estilo de vida confortável... ai, tudo de bom!!!!! Se o Marcelo quisesse, eu me aventuraria em por essas bandas por algum tempo! Que bom que estão animados!!!!! Grande beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  2. e no inverno, vale a pena visitar?? Penso em passar 07 dias. O Natal e reveillon o que tem pra fazer???

    ResponderExcluir
  3. Olá Luis, agradecemos a visita ao nosso blog.
    Sempre vale à pena visitar Montréal. No inverno, o período mais frio é exatamente entre dezembro e fevereiro, entao o que fazer vai depender muito de quanta neve vai cair na cidade. Nessa época você pode visitar alguns pontos turísticos da cidade que funcionam o ano todo, mas o frio pode incomodar quem nao está acostumado. Obviamente, as principais atraçoes estao ligadas aos esportes de inverno e os eventos sazonais, como a prática de esqui, patinaçao no gelo, entre outros. Uma opçao imperdível é assistir um jogo de hóquei do time local, o Montreal Canadiens.
    Nessa época do ano (dezembro), considere visitar Mont Tremblant e a cidade de Québec.

    Abraços,
    Alessander e Marcela

    ResponderExcluir
  4. Realmente, é impossível não se apaixonar pelo Canadá.
    Meu marido e eu, estivemos em Toronto e Montreal em maio/2010. Estamos de viagem marcada para abril/2011, agora com nossos filhos.Desta vez vamos incluir a Cidade de Quebéc.
    Vou aproveitar algumas dicas de vcs.para conhecermos alguns pontos dos quais não tivemos tempo de visitarmos.Me impressionou muito o Jd. Bothanico,o parque Olympico de Montreal, o espetáculo Cirque Du Soleil(TOTEM),o Rio S. Lourenço, a cidade Velha.Quem tiver oportunidade de incluir estes passseios são altamente recomendáveis.
    Valeu pelas dicas,
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Ola Selma! agradecemos a visita e o comentario no nosso blog. Montréal realmente é uma cidade impar. A cada dia que passa parece que gostamos mais!! A cidade de Québec ainda nao conhecemos, apesar de nao ser distante daqui. Esperamos que vocês aproveitem bastante a viagem em abril e, se puderem, nos mandem noticias, sugestoes e fotos! :)

    Abraçcos,
    Alessander e Marcela

    ResponderExcluir
  6. Adorei o blog! Já fui ao Canadá em 1997, e também me apaixonei. Agora retorno com minha família. Vocês sabem me dizer se o ano novo é mais legal em Montreal, Toronto ou Quebec?

    Abraços,
    Sílvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, agradecemos a visita ao nosso blog! Sobre qual dos 3 destinos seria o melhor para o ano novo, depende do que vocês procuram e pretendem fazer. Se vocês gostarem de esportes de inverno como esquiar, caminhada e trilhas na neve, ou se preferem mais um ambiente urbano e o tipo de atividades urbanas, isso influencia no destino. Nossa sugestao: Montréal. Lá voce pode aproveitar o clima de fim de ano da cidade, existem varias atraçoes para todos os gostos e tem a tradicional queima de fogos que pode ser vista a partir do Vieux-Port na cidade antiga ou à partir de navios que oferecem pacotes com ceia de ano novo no rio St. Laurent. Além disso, a partir de Montréal vocês podem dar uma esticadinha e irem até Mont Tremblant, o principal conglomerado de resorts e de atividades de inverno no leste da América do Norte, além de ser uma regiao belissima. A desvantagem de Toronto é nao oferecer as mesmas possibilidades de atividades de inverno que Montréal e regiao oferecem. Se vocês estiverem por aqui na época do natal também, entao sugerimos que venham à cidade de Québec, que é um dos lugares mais charmosos do mundo durante o natal, porém nao tem tanto a oferecer durante o ano novo comparado com Montréal. Esperamos ter ajudado!

      Abraços,
      Alessander e Marcela

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Prezados Senhores(as),

    Solicito; com toda educação, o envio de um e-mail

    específico ao qual eu possa entrar em contato alguns

    meses a frente.

    Obrigado pela atenção dispensada à esta mensagem.

    Fernando Tavares
    ww.tavarestraducoes.com.br

    cadmet@bol.com.br

    ResponderExcluir